domingo, março 16, 2008

DE LUZIA AOS NOSSOS DIAS
Exposição em homenagem às mulheres.
Uma mostra da trajetória feminina no Brasil, no mundo e em Cândido Mota.

Dias: 28, 29 e 30 de março

na EE “Profª Clotilde de Castro Barreira”
(GRUPÃO) em Cândido Mota.

Programação:

Dia 28/03 – Abertura

19h30 – Solenidade de abertura
19h45 - Palestra com a Profª Drª Maria Elvira Bellotto (Psicóloga, Professora dos Cursos de Psicologia da UNESP e UNIP, pesquisadora com especialização em Metodologia de Pesquisa e Epistemologia Genética de Jean Piaget na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha.)

Dias 29 e 30/03 das 9h00 às 22h00

- Exposição de fotos com dados básicos sobre mulheres que foram ou são destaque no Brasil, no mundo e no nosso município.
- Exibição de vídeos com depoimentos de mulheres vítimas da violência doméstica e sobre a Lei Maria da Penha.
- Exibição de clips com músicas que exaltam a mulher.
- Exposição de textos que têm a mulher como tema.

ENTRADA FRANCA

Realização: EE “Profª Clotilde de Castro Barreira”
Projeto Chance à Paz.
Apoio: Prefeitura Municipal de Cândido Mota, Rádio A Voz do Vale FM, CMOTAnet, Rádio Mensagem, Jornal O Diário do Vale e Jornal Atenção.

Vem aí mais um órgão regional: Conselho Sul-Americano de Defesa.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou, no último dia 14, que pretende “consolidar” o Conselho Sul-Americano de Defesa, ainda este ano. Ele disse que a articulação começará pela Venezuela, onde se encontrará com o presidente Hugo Chávez, em 14 de abril, e e depois irá para a Guiana e o Suriname. Segundo o ministro, o tema já foi tratado “informalmente” no Chile e na Argentina, que estariam de acordo com a proposta brasileira.
De acordo com Jobim, o conselho deverá tratar de questões militares dos países sul-americanos e prevenir situações como a invasão do território equatoriano pela Colômbia, no início de março, mas sem interferir nas relações diplomáticas.
“Vamos conduzir, exclusivamente, questões de defesa”, disse Jobim. “Não se pretende criar uma Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] do Sul. Queremos integrar problemas de defesa em uma política sul-americana”, ressaltou.
Em relação à ocupação de fronteiras por grupos terroristas, o ministro garantiu essas áreas estão sob controle no Brasil. “Não temos nenhum problema. Não há disputa. A nossa grande fronteira, a Amazônia, está monitorada por forças militares”, disse.
Mesmo assim, o ministro destacou que um dos objetivos do Conselho Sul-Americano de Segurança será discutir o reforço na atuação nessas áreas fronteiras. No Brasil, principalmente, nas fronteiras com a Amazônia.
Apesar da negação de Jobim, o General Augusto Heleno Ribeiro, comandante do Comando Militar da Amazônia, em entrevista a Agência Brasil disse que é possível que membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) entrem no Brasil para comprar alimentos, remédios e até mesmo para serem atendidos em hospitais militares de municípios próximos à fronteira. Segundo ele, a entrada de guerrilheiros como civis não pode ser impedida. O general lembra o episódio do Rio Traíra, em 1991, quando um grupo das Farc atacou uma base militar no Brasil, e disse que “seria leviano” afirmar que isso não pode acontecer novamente.
No dia 13, a Secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, que esteve em visita ao Brasil, teria oferecido algum tipo de ajuda para a criação de um plano de segurança sul-americana. O ministro Jobim, não quis comentar o caso.

Racismo em destaque. Unipalmares forma primeira turma de administração e Brasil e Estados Unidos firmam ação conjunta no combate ao racismo.

Ao participar da formatura da primeira turma de administração da Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares (Unipalmares), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que é preciso parar de vincular os negros à criminalidade.
“Quando mostra negro na televisão, normalmente, é sendo preso pela polícia. Agora, espero que mostrem a cara desses jovens formandos, que contem a história dos pais para formarem essas crianças que a gente vai poder passar a idéia para a sociedade de que o mundo não é apenas da criminalidade que aparece na televisão. Existem outras coisas que o negro faz, que o pobre faz e que, muitas vezes, não tem espaço necessário”, afirmou dia 13 de março na cerimônia, realizada no Ginásio do Ibirapuera, na capital paulista.
Para Lula, os alunos da Unipalmares mostram que os negros estão nos bancos das universidades e exercendo profissões, como medicina, o que não se via em décadas passadas. “Eu lembro o esforço que fiz para encontrar um negro para levar para Suprema Corte deste país”, contou referindo-se ao ministro Joaquim Barbosa. A Unipalmares é a única universidade do país em que 87% dos alunos são negros auto-declarados.
“Não queremos cota. Não queremos dividir universidade de negro e universidade de branco. O que precisamos é construir um país em que todos, sem distinção de cor ou de origem social, tenham a mesma oportunidade de sentar nos bancos das universidades. Quando isso acontecer, não haverá disputa de cota”, completou Lula, que foi o patrono da turma.

Os governos do Brasil e Estados Unidos pretendem atuar em parceria no combate à discriminação étnico-racial e na promoção da igualdade. Um plano de ação nesse sentido foi assinado no dia 13 de março durante visita da secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, ao Brasil. O acordo estabelece a criação de um grupo diretor para a promoção da igualdade de oportunidades, que examinará formas de cooperação na área.
Além disso, questões multilaterais também foram discutidos durante a vista de Condoleezza. Além dos biocombustíves, outro tema tratado pelos dois governos e mencionado em declaração conjunta é a paz no Oriente Médio. Brasil e Estados Unidos debateram formas de apoiar os esforços israelenses e palestinos para o convívio seguro e pacífico entre os dois Estados. Também se dispuseram a manter diálogo sobre questões relacionadas à paz, à segurança e ao bem-estar econômico da África – já estão em andamento projetos de cooperação trilateral com Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

Pobre constatação. 12% dos brasileiros são analfabetos e 30% são analfabetos funcionais (não interpretam o que lêem).

Pesquisa divulgada no dia 12 de março pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) aponta que um terço dos jovens com idade entre 18 e 24 anos não freqüenta escolas de ensino técnico ou tecnológico. Para Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Dieese, a falta de formação e qualificação impede que esses jovens tenham acesso ao trabalho.
A pesquisa Anuário 2007: Qualificação Social e Profissional foi realizada em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e representa, segundo Lúcio, uma “radiografia” da atual estrutura brasileira no que diz respeito à formação profissional para trabalhadores. Ao todo, 116 tabelas e 66 gráficos revelam dados sobre a qualidade da educação brasileira e sua influência no mercado de trabalho.
De acordo com o estudo, as Regiões Sul e Sudeste concentram quase 50% das escolas de nível médio em todo o país e mais de 60% das matrículas. Já as Regiões Norte e Nordeste, seguidas de perto pela Centro-Oeste, registraram índices menores de 10%.
“Se o país quer ter um desenvolvimento mais homogêneo, é fundamental que o ensino técnico e tecnológico seja implantado nessas regiões. Para que essa população possa ter empregos de melhor qualidade e para que a economia possa ter um desenvolvimento diferenciado. A educação, com essa estrutura, acaba reproduzindo a desigualdade econômica.”
O anuário revela ainda que existe um grande contingente de desempregados – sobretudo nas áreas metropolitanas brasileiras – e que o tempo de desemprego de longa duração é, em média, de 30 a 50 semanas.
De acordo com o levantamento, cerca de 12% dos brasileiros ainda são analfabetos – taxa quatro vezes mais alta do que a registrada na Argentina. Outros 30% da população são considerados analfabetos funcionais, por serem capazes de ler textos sem saber interpretá-los.

História de Indio.

Uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira, dia 10, vai incluir no currículo das escolas públicas e particulares de nível fundamental e médio o ensino de história e cultura indígena brasileira.
Para a diretora executiva do Instituto Indígena Brasileiro de Propriedade Intelectual, Lucia Fernanda Jófej, a lei pode ajudar a corrigir os erros históricos de omissão ou equívoco das escolas sobre a cultura indígena.
“Existindo uma obrigação, vai haver uma demanda. Existindo uma demanda, então vão haver mais produtos, mais serviços, informações mais claras nesse sentido”, diz Lucia que critica a forma como a história do Brasil é ensinada. “A maior parte das escolas conta a história de um ponto de vista eurocêntrico”, defende.
“Dizer que o Brasil foi descoberto é, no mínimo, um eufemismo. Dizem que a estimativa era de 1 a 5 milhões de índios no país. Hoje temos 700 mil. Onde essas pessoas foram parar? O que houve foi um massacre sem precedentes”, afirma.
Em 2003, uma lei incluiu nos currículos escolares a obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira. Entretanto, ativistas afirmam que ainda há problemas para implementação.
“A lei é fundamental, mas não fala de capacitação e a eficácia dela depende do processo de qualificação das pessoas que vão estar em sala de aula falando sobre África e cultura afro-brasileira”, explica Nelson Inocêncio, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade de Brasília (UnB).
Segundo Inocêncio, o problema não está na falta de ensino da cultura afro, e sim na má qualidade do ensino. “De alguma forma se leciona sobre isso sim, mas a maioria das abordagens sobre a presença negra no Brasil, incide em erros graves”, explica.
Ele acredita que, depois da criação da lei, houve um pequeno aumento no número de publicações e oficinas sobre o assunto. Entretanto, segundo Inocêncio, as universidades ainda se eximem da responsabilidade de formar professores nesse tema.

Animais silvestres poderão ser criados como animais de estimação.


Conheça lista publicada pelo Ibama com as espécies de animais silvestres que poderão ser criados como animais de stimação, a partir de 06 de abril de 2008.

1. Classe Aves
1.1 – Família Cardinalidae
Nome cientifico - Nome comum
Cyanocompsa brissonii - Azulão verdadeiro
Cyanocompsa cyanoides - Azulão da Amazônia
Saltator maximus - Tempera-viola
Saltator similis -Trinca-ferro verdadeiro
1.2 - Família Fringillidae
Carduelis magellanica - Pintassilgo
1.3 - Família Icteridae
Gnorimopsar chopi - Graúna
1.4 - Família Psittacidae
Amazona aestiva - Papagaio verdadeiro
Amazona amazônica - Papagaio do mangue
Ara ararauna - Arara canindé
Ara macao - Arara canga
Ara chloropera - Arara vermelha grande
Ara severa - Maracanã-guaçu
Aratinga aurea - Jandaia-estrela
Aratinga auricapilla - Jandaia
Aratinga cactorum - Periquito da caatinga
Aratinga jandaya - Jandaia verdadeira
Aratinga leucophthalma - Periquitão-maracanã
Aratinga solstitialis - Jandaia
Aratinga weddellii - Jandaia de cabeça azulada
Brotogeris versicolurus - Periquito de asas amarelas
Brotogeris chiriri - Periquito de encontro amarelo
Brotogeris cyanoptera - Periquito-de-asa-azul
Brotogeris chrysopterus - Periquito de asas douradas
Brotogeris sanctihomae - Periquito estrela
Deroptyus accipitrinus - Anacã
Diopsittaca nobilis - Maracanã-pequena
Forpus passerinus - Tuim-santo
Guarouba guarouba - Ararajuba
Graydidascalus brachyurus - Curica-verde
Myiopsitta monachus - Caturrita
Nandayus nenday - Jandaia de cabeça negra
Orthopsittaca manilata - Ararinha do buriti
Pionites leucogaster - Marianinha-de-cabeça-amarela
Pionites melanocephala - Periquito de cabeça preta
Pionus menstruus - Maitaca
Pionus maximiliani - Maitaca-verde
Pionus fuscus - Maitaca-roxa
Propyrrhura auricollis - Maracanã-de-colar
Propyrrhura maracana - Maracanã
Propyrrhura couloni - Maracanã-de-cabeça-azul
Triclaria malachitacea - Araçuaiava
1.5 - Família Ramphastidae
Ramphastos toco - Tucano
1.6 -Família Turdidae
Turdus rufiventris - Sabiá-laranjeira
1.7 - Família Emberezidae
Paroaria coronata - Cardeal
Sicalis flaveola - Canário-da-terra
Sporophila angolensis - Curió
Sporophila caerulescens - Papa-capim
Sporophila lineola - Bigodinho
Sporophila maximiliani Bicudo
Sporophila nigricollis - Coleiro-baiano
Zonotrichia capensis - Tico-tico
2 – Classe Répteis
2.1 - Família Iguanidae
Iguana iguana - Iguana
2.2 - Família Polychrotidae
Polychrus acutirostris - Lagarto-preguiça
Polychrus marmoratus - Papa-vento

Você pode emitir sua opinião sobre a lista até o dia 06 de abril. A listagem não é definitiva e poderá sofrer algumas alterações até entrar em vigor. Acesse o site do Ibama http://www.ibama.gov.br/ e dê se opinião.

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Blog Chance à Paz
Criação, redação, edição e responsabilidade:
Silvio Luís
Assis/SP
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