quarta-feira, janeiro 23, 2008

"Se você não está pronto para morrer por alguma coisa, você não está pronto para viver".
Martin Luther King Jr.

Ano Internacional do Planeta Terra:

As atividades do Ano Internacional do Planeta Terra serão intensificadas em 2008 e o Brasil liderará seu lançamento na América Latina.
Estes são os temas científicos prioritários para o Ano Internacional do Planeta Terra:
1. Água Subterrânea (prevenção para um mundo cada vez mais sequioso);
2. Desastres Naturais (mitigação e prevenção efetivas);
3. Terra e Saúde (geomedicina);
4. Clima (efeitos naturais e influência humana);
5. Recursos naturais e Energia;
6. Megacidades;
7. Núcleo e Crosta terrestres;
8. Oceanos;
9. Solos;
10. Terra e Vida
Já o Programa de Divulgação tem por objetivos:
a) disseminar na sociedade a grande e ampla importância das geociências para a vida humana e sua prosperidade;
b) estimular a atenção para as contribuições das geociências nos sistemas educacionais nacionais; e
c) incrementar o entendimento da importância social das geociências por parte dos governantes, políticos e formadores de opinião.

E o Brasil irá liderar o lançamento do Ano Internacional do Planeta Terra na América Latina, com data prevista entre 21 e 25 de abril. Já o lançamento mundial será no dia 12 de fevereiro, na sede da UNESCO, em Paris, na França.
Os países que vão participar dos eventos em comemoração ao Ano Internacional do Planeta Terra, e são 191, realizaram concurso público sobre o assunto escolhendo trabalhos de 350 estudantes entre 18 e 22 anos. São textos, edições de CDs, vídeos, poemas, músicas, pinturas e desenhos relacionados a dez temas que envolvem as Ciências da Terra.
Do Brasil, foram selecionados trabalhos de três estudantes: Igor Kestemberg Marino, estudante de Geofísica da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresentou um vídeo sobre oceanos; Francisco Ferreira de Campos, do curso de Ciências da Terra na Unicamp, foi o segundo escolhido, com desenho sobre recursos subterrâneos, principalmente água; e Thamirez Nogueira Magalhães, também da UFF, foi vencedora com um desenho sobre mega-cidades.

Martin Luther King – 79 anos de seu nascimento e 40 anos de sua morte.

Em 15 de janeiro de 1929, em Atlanta, na Geórgia, Estados Unidos, nasceu um negro que iria mudar o rumo da história americana na luta contra o racismo e os direitos civis tendo como base a não-violência. Ele recebeu o nome de Martin Luther King Júnior. Ainda bem jovem, aos 18 anos, ele foi ordenado pastor da Igreja Batista. Em 1953 casou-se com Coretta Scott, com quem teve 4 filhos. Em seus estudos King conheceu os princípios da não-violência, pregados pelo indiano Mahatma Gandhi e fez dessa filosofia o principal meio para levar adiante sua luta por melhores condições de vida da população negra norte-americana e pelo fim do racismo nas 'Terras do Tio San',
Em 1955 ele liderou um boicote aos ônibus que circulavam em Montgomery. O movimento foi em protesto contra a prisão de Rosa Parks, que havia se recusado a dar seu lugar para uma passageira branca. O boicote durou pouco mais de um ano e neste período Luther King recebeu ameaças das mais diversas, inclusive com ataques contra sua casa.
O boicote foi encerrado quando a Suprema Corte Americana acabou com a segregação racial no transporte público.
Aos 30 anos de idade, King foi para a Índia, onde aprofundou seus conhecimentos sobre os princípios da não-violência adotados por Gandhi.
Em 28 de agosto de 1963, durante a Marcha para Washington, Martin Luther King fez um discurso que ficou o mais conhecido entre tantos outros. O discurso ficou conhecido como “I have a Dream”, ou seja, “Eu Tenho um Sonho”.
Acesse nosso podcast para ouvir um trecho do discurso, com áudio original e sua tradução.

Como o período das manifestações contra o racismo coincidiu com a Guerra do Vietnã, King resolveu se juntar as lideranças brancas contra a guerra. Sua decisão desagradou boa parte da população negra, que entendia que sua causa teria mais importância que as questões ligadas à guerra.
Em 1964 Luther King foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz. Quase quatro depois, em 04 de abril de 1968, em Menphis, quando se preparava para mais uma de suas manifestações, Martin Luther King Júnior foi assassinado por um homem branco que havia fugido da prisão.
De 1986 pra cá, os Estados Unidos referenciam o nascimento de King sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, mas somente a partir de 1993 é que a data passou a ser comemorada em todo o país.

Campanha contra a exploração sexual infantil no Carnaval será lançada em Fortaleza e será realizada em todo o país.

Fortaleza foi escolhida para o lançamento da Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual no Carnaval 2008.

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescente e a Prefeitura de Fortaleza (CE), lança no próximo dia 26 em Fortaleza a campanha de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Carnaval 2008. A cidade foi escolhida após o resultado alcançado no ano passado, quando foi registrado um aumento de 480% no número de denúncias ao Disque 100 na cidade. A campanha, que terá o slogan “Sexo, só se for legal”, tem por objetivo reprimir a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes. O material de divulgação será composto por adesivos para carro, bandanas, camisetas, cartazes, fitinhas para amarrar no pulso e abanador. Companhias aéreas já manifestaram interesse em se unir ao trabalho e divulgar a campanha em seus vôos. A Polícia Rodoviária Federal também participará, atuando nas Rodovias Federais, onde serão distribuídos os materiais.Além de Fortaleza, o Governo Federal, sob a coordenação da SEDH/PR, em parceria com a sociedade civil e organismos e organizações internacionais, levará a campanha a outras sete cidades: Salvador (BA), Recife (PE), Manaus (AM), Corumbá (MS), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Ao tomar conhecimento de exploração sexual infantil ligue 100 de qualquer parte do Brasil.
Uma segunda campanha com o mesmo objetivo está sendo realizada em algumas capitais e tem apoio do governo norte-americano e de uma ONG.
“Explore sexualmente uma criança e vá para cadeia. Aqui ou em seu país.” A mensagem, em inglês, está em outdoors e panfletos que começaram a ser distribuídos ontem em hotéis e aeroportos de oito capitais - São Paulo, Rio, Recife, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Belém e Manaus. A campanha contra o turismo sexual infantil é financiada pelo governo dos Estados Unidos e pela organização não-governamental internacional Visão Mundial.Segundo a ONG, o objetivo principal da iniciativa é combater a sensação de impunidade dos envolvidos com exploração sexual. A entidade afirmou que um dos motivos que a fez trazer a campanha ao Brasil foi a estimativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) de que o País, as Filipinas e a Tailândia são responsáveis por 10% do turismo sexual no mundo. Na Tailândia, a campanha já é realizada há dois anos.A Visão Mundial usou como base do trabalho no Brasil uma pesquisa feita entre 1996 e 2004 pela Universidade de Brasília (UnB), que identificou 930 municípios onde existe comprovação de exploração sexual infantil - os casos não se limitam a turismo sexual, incluindo outras formas de abuso. Mas a especialista Fátima Leal, da Universidade de Brasília (UnB), disse que campanhas nacionais são pouco eficientes. Para ela, o ideal é o combate municipalizado, integrado a programas sociais.´Exploração sexual é um problema econômico. A presença de estrangeiros é mais um atrativo, mas o turismo sexual é também sustentado por brasileiros.´

Comentário: É o Carnaval está chegando. Não faça por onde nestes 5 dias de folia você tenha que responder e arcar com as conseqüências em todos os dias que lhes restam de vida, e principalmente que você não seja responsabilizado pelo sofrimento de outros pelo resto das vidas deles, especialmente se os outros forem crianças e adolescentes.

Álcool e volante: um perigo constante.

Todos os dias, estima-se que 150 mil brasileiros, homens e mulheres, após ingerirem de quatro a cinco doses de bebida alcoólica, dirigem. Esse é o resultado da pesquisa realizada no ano passado pelo Vigitel (Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Estatísticas como essa levaram o governo federal a editar, nesta segunda-feira (21/01), medida provisória que restringe a venda de bebidas alcoólicas em estradas.
O governo também vai encaminhar ao Congresso Nacional, em regime de urgência, projeto de lei que altera o conceito de bebida alcoólica para aquela que contiver 0,5 grau Gay Lussac ou mais de concentração para efeito de propaganda desses produtos. Com isso, entram na classificação as cervejas, os ices, os coolers, a champanhe e o vinho.
“Essas ações são resultado da política de redução de danos deste governo. O país não pode assistir de braços cruzados centenas de pessoas, especialmente os jovens, morrerem todos os dias pelo consumo abusivo de bebidas alcoólicas”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

A medida vale a partir de primeiro de fevereiro e o comerciante infrator estará sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 1.500,00.

Comentário: Mais que o comerciante, aquele que dirige alcoolizado é que deve se conscientizar de que está colacando sua vida em risco e a dos outros também. E é sobre este é que deve recair as penas mais severas (apesar da impunidade e da corrupção). E qual é a responsabilidade do fabricante? ( o setor de bebidas é um grande contribuinte aos cofres públicos ).
Beba para comemorar, mas com responsabilidade. Se beber, não dirija.

Recanto dos Amigos

No Recanto dos Amigos texto enviado por Sandra, que membro da Comunidade Chance à Paz no Orkut. O texto tem o título de Cinco Bolas e é de autoria de Brian Dyson.

CINCO BOLAS

Imaginem a vida como um jogo, no qual vocês fazem malabarismo com cinco bolas que lançam ao ar.

Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito.
O trabalho é uma bola de borracha. Se cair, bate no chão E pula para cima. Mas as quatro outras são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas.
Entendam isso e busquem o equilíbrio na vida.
Como?
* Não diminuam seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial.
* Não fixem seus objetivos com base no que os outros acham importante. Só vocês estão em condições de Escolher o que é melhor para vocês próprios.
* Dêem valor e respeitem as coisas mais queridas aos seus corações. Apeguem-se a elas Como a própria vida. Sem elas a vida carece de sentido.
* Não temam admitir que não são perfeitos.
Não temam Enfrentar riscos.
É correndo riscos que aprendemos a ser valentes.
* Não excluam o amor de suas vidas dizendo que não se pode encontrá-lo.
A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas.
* Não corram tanto pela vida a ponto de esquecerem onde estiveram e para onde vão.
* Não tenham medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente.
* Não usem imprudentemente o tempo ou as palavras. Não se podem recuperar. A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo.

Lembrem-se: Ontem é historia. Amanhã é mistério e Hoje é uma dádiva. Por isso se chama presente*.
(Brian Dyson)

____________________________________

Blog Chance à Paz
Edição, redação, responsabilidade:
Silvio Luís
Assis/SP
e-mail chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ!!! VIVA EM PAZ!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário