quarta-feira, outubro 10, 2007

Programa Chance à Paz saiu do ar, mas o Projeto Chance à Paz segue com suas atividades normalmente.
Neste domingo, 07 de outubro de 2007, foi ao ar o Programa Chance à Paz de número 36 e o último a ser veiculado pela Rádio A Voz do Vale FM. A falta de patrocínio nos obrigou a tirá-lo do ar. Então aproveitamos a maior parte do programa para fazermos uma retrospectiva do Projeto Chance à Paz, salvo a frase de abertura, agenda, o destaque da semana e a mensagem de encerramento que foram inéditos. Vale lembrar que o programa Chance à Paz saiu do ar, no entanto, o Projeto Chance à Paz continuará firme e forte.

Frase de Abertura:


A verdadeira riqueza de um homem é o bem que ele faz ao seu semelhante”.

Frase de Mahatma Gandhi.


Agenda:

Por decisão da Assembléia Geral da ONU, a partir desse ano, todo dia 02 de outubro será comemorado o Dia Internacional da Não-Violência. A data é em comemoração ao nascimento de Mahatma Gandhi. Em Cândido Mota, 7 escolas estarão desenvolvendo atividades sobre o tema no decorrer do mês de outubro, e em Assis, uma. Caso haja outras escolas interessadas em participar de tais atividades, favor entrar em contato pelo e-mail
chanceapaz@bol.com.br

Duas festas pelo dia das crianças estão programadas para o próximo final de semana em Cândido Mota. No dia 13 será Ginásio Amilton Scapim e é uma promoção da Polícia Militar, no dia 14 de outubro será na Vila São Judas, promovida pelo Guardinha.

E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.

Destaque da Semana:

Projetos Sonhando Juntos Por Um Mundo Unido e Chance à Paz iniciam trabalho conjunto na Escola Estadual José Augusto Ribeiro, em Assis.

Na última quarta-feira, dia 03 de outubro, teve início uma parceria entre os Projetos Sonhando Juntos Por Um Mundo Unido e Chance à Paz e a Escola Estadual José Augusto Ribeiro, em Assis. Três classes foram sorteadas para a realização de atividades voltadas a cultura de paz e não-violência, e caberá aos seus alunos serem os multiplicadores do tema.
As classes sorteadas são: Primeiro Ano B do Ensino Médio, e 7ª Série A e 8ª Série B do Ensino Fundamental.
Naquele dia ocorreu o primeiro contato com alunos com transmissão de informações sobre a fragilidade da vida, drogas, prostituição e convívio com familiares e amigos.
Para a seqüência do trabalho estamos selecionando atividades que sejam mais adequadas a cada uma das séries.
A Escola Estadual José Augusto Ribeiro está localizada na periferia de Assis e por isso é nela que se pode vivenciar todas as dificuldades enfrentadas pela população local diante do preconceito e comportamentos que levam uma parcela significativa da população a perda de valores cívicos e morais, o que coloca o estabelecimento e a comunidade em situação de vulnerabilidade.
Por conta disso a direção, a coordenação e os professores da José Augusto estão empenhados na parcela que lhes cabe na busca de soluções para as questões que afligem a comunidade em geral e têm reflexo no ambiente escolar.
Além da realização de projetos como o Sonhando Juntos Por Um Mundo Unido e Chance à Paz, a escola tem um link no site
umdoistrês.com.br no qual demonstra as atividades realizadas na escola, sendo um veículo de troca de informações entre o estabelecimento de ensino, os alunos e a comunidade em geral. (o link é http://www.umdoistres.com.br/escolas/jar/indexjar.htm )

Retrospectiva:

O Projeto Chance à Paz teve sua largada com a criação de uma comunidade no Orkut, então chamada de Minha Arma é a Paz, no mês de maio de 2006, como um espaço para se registrar a indignação diante dos ataques promovidos pelo crime organizado no estado de São Paulo. Dias depois seu nome foi alterado para Chance à Paz, atendendo a sugestão do Comitê Paulista Para a Década da Cultura de Paz, que considerou impróprio o uso do termo Arma, mesmo com conotação pacífica.
Em julho do ano passado foi criado o podcast Chance à Paz e em novembro do mesmo ano o blog, todos com o intuito de difundir a cultura de paz e não violência. Em 04 de fevereiro de 2007, entra no ar o Programa Chance à Paz, aqui na Voz do Vale FM, e que você tem acompanhado até hoje. Aos poucos fomos conquistando audiência, mesmo com o horário não sendo dos mais propícios, conquistamos outros importantes apoios de escolas, entidades e do Poder Público Municipal, só não conquistamos patrocínio para o programa, o que nos leva a tirá-lo do ar, porém o Projeto Chance à Paz prosseguirá normalmente. O programa foi um passo importantíssimo e deu impulso ao projeto.Vamos relembrar a primeira música que tocamos no programa de estréia, que foi A Paz, com Gilberto Gil.

Em Paz Com A Natureza (Retro):

O meio ambiente também sempre figurou entre nossos assuntos. Afinal pra que se tenha um ambiente totalmente de paz é preciso que haja respeito inclusive a natureza, pois problemas climáticos e catástrofes naturais causam impactos significativos na vida das pessoas afetadas por eles, com reflexo nas demais comunidades. No primeiro programa, em 04 de fevereiro, e em vários outros, o aquecimento global e seus efeitos foram citados aqui. Naquele dia nos referimos ao primeiro relatório Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) que trouxe como principais conclusões:

1) a atmosfera do planeta continua aquecendo (projeções indicam aumento entre 1,9ºC e 4,6 ºC neste século);
2) as emissões de gás carbônico (CO2), pela queima de combustíveis fósseis, continua aumentando no globo (eram de 23,5 bilhões de toneladas/ano em 1990, mas subiram para 26.4 bilhões de toneladas/ano durante o período 2000 a 2005 - ou seja, mais de 100 bilhões de toneladas do gás ao longo do quadriênio;
3) eventos extremos, como secas e ondas de calor, podem ser intensificados;
4) o nível do mar poderá se elevar entre 28 e 43 centímetros, neste século.

O documento mostra que a população mundial precisa mudar seu modo de vida e adotar, individual e coletivamente, atitudes "limpas", aprendendo formas de combinar crescimento econômico com preservação ambiental. Até agora, segundo o estudo, os governos não se mostraram à altura desse desafio. O Brasil reafirma seu compromisso de atuar, junto à Convenção sobre Mudança do Clima, para que sejam adotadas medidas com toda a urgência que o problema requer.
Assim como em 04 de fevereiro quando entramos no ar, hoje ouça novamente Rio Negro e Solimões cantando Planeta Azul.

Em 03 de maio de 2007 realizamos a Primeira Palestra Chance à Paz, na Câmara Municipal de Cândido Mota. Naquela oportunidade contamos com a presença do coordenador da UNIPAZ-São Paulo-Capital, Flávio Ribeiro. Foi o primeiro contato mais direto com a comunidade cândido-motense e estiveram presentes cerca de 50 pessoas, entre elas Edval Inácio de Souza, Procurador Jurídico da Prefeitura Municipal de Cândido Mota, representando o Prefeito Carlos Roberto Bueno. Durante a palestra foi entregue a Edival a proposta de criação do Dia Municipal da Paz.
Depois disso, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação e do Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal iniciamos o Projeto Chance à Paz na Escola, que desenvolve atividades nas escolas municipais Olga Breve Alves e Helena Pupim Albanez. E que também já foi para as Escolas Antônio Fontana, Santo Hino e nesta semana para a José Augusto Ribeiro. O projeto vem ganhando corpo e no Dia 20 de setembro com a brilhante participação de escolas públicas e particulares, entidades e projetos sociais e a presença maciça da população na Praça da Matriz, aconteceu o Primeiro Festival Primavera de Paz (Veja a publicação do dia 02 de outubro). A realização do Festival também marcou a instituição do Dia Municipal da Paz no calendário de comemorações do município de Cândido Mota.
Acatando a sugestão feita em 03 de maio, o prefeito Roberto Bueno enviou à Câmara projeto de lei criando o Dia Municipal da Paz. O legislativo cândido-motense aprovou o projeto, por unanimidade, na sessão de 17 de outubro.
Todas estas atividades contaram com apoio da Rádio A Voz do Vale e de outras empresas e entidades e dos jornais O Diário do Vale e Atenção. Nenhuma delas resultou, ou tem resultado até o momento, em ganhos financeiros. O programa Chance à Paz para se manter no ar deveria ser patrocinado, o que não aconteceu, mas a direção da Rádio fez questão de mantê-lo até aqui.

Recanto dos Amigos (Retro)


No quadro Recanto dos Amigos, dedicamos à amizade e as mensagens em favor dela. Pudemos expressar e ouvir sobre um dos mais importantes elos da humanidade, que é a amizade. Também aqui nos referimos a natureza e o texto de Olavo Bilac que tem como título “Velhas Árvores”, foi um dos destaques deste quadro.


"Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores novas, mais amigas:
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...

O homem, a fera, e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres de fome e fadigas;
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.

Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo! envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem;

Na glória da alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!"

Num certo programa, nós atendemos a carta da ouvinte Ruth, que é membro do CONSEG, aqui de Cândido Mota.
Naquele dia Ruth pediu a música Dinamite de Amor, com Amado Batista e ofereceu para todos os seus amigos e para os ouvintes do Chance à Paz.

Mensagem de Encerramento do Programa:

O texto é de minha autoria: Silvio Luís de Carvalho, e recebeu o título de “Pra você...”

Pra Você....
( Silvio Luís de Carvalho )

Não fale de Deus e viva num inferno.
Ele é Pai, e não mercadoria.
Afinal, o nome Dele não deve ser usado em vão.

Não fale de paz e viva em guerra com você mesmo.
Tenha coragem de mudar.
Seja verdadeiramente humano.

Acumule riqueza. Ela melhora sua vida.
Porém a compartilhe. Ela de nada lhe ajudará quando for chegada a hora da sua despedida.
Todos nós teremos o mesmo fim. Não interessa se seremos levados para uma cova rasa ou para um mausoléu.

Seja poderoso. Exerça o poder em benefício da coletividade.
Não exerça o poder com o intuito da satisfação pessoal à custa da exploração alheia.
Mostre o poder que você tem de fazer um mundo melhor.
Basta querer, porque querer... é poder.

Deixe escrito na sua história aquilo que você foi, não aquilo que você teve.
E para que isso aconteça, dê importância ao que você é, e não ao que você tem.
O que você é lhe pertence, ninguém lhe toma. E essa será a sua melhor herança para a humanidade.

Músicas Executadas durante o programa:

A História do Mamute - Armandinho: http://br.geocities.com/elpingon_online/mamute.html
A Paz - Gilberto Gil: http://vagalume.uol.com.br/gilberto-gil/a-paz.html
Planeta Azul - Rio Negro e Solimões: http://vagalume.uol.com.br/rio-negro-e-solimoes/planeta-azul.html
Dinamite de Amor - Amado Batista: http://vagalume.uol.com.br/amado-batista/dinamite-de-amor.html
A Paz - Nando Cordel: http://br.youtube.com/watch?v=n7cKxsrJjq0
Faça o Bem - Nando Cordel - letra não disponível
Tente Outra Vez - Raul Seixas: http://vagalume.uol.com.br/raul-seixas/tente-outra-vez.html

Blog Chance à Paz:
Criação, redação e responsabilidade:
Silvio Luís
Assis/SP
E-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ!!! VIVA EM PAZ!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário